Publicado por: economiacesnors | Outubro 25, 2009

Horário de verão, economia em vista

Com uma hora adiantada nos relógios, o anoitecer acontece mais tarde, possibilitando um maior aproveitamento da luz solar e, consequentemente, economia no uso da energia elétrica em estados das regiões sudeste, centro-oeste e sul do país.

Imagem: Princesa News

Imagem: Princesa News

Esse novo horário permanece por 126 dias e as expectativas na queda do consumo de energia elétrica já são previstas. No Sudeste e Centro-Oeste a redução do consumo de energia esperada compara-se a uma cidade de 5 milhões de habitantes, já na região Sul estima-se uma redução de 4,5% na demanda, o que equivale ao consumo de uma cidade com 1,5 milhão de habitantes no horário de pico.

No Rio Grande do Sul, segundo dados da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) a economia esperada é equivalente ao consumo anual de uma cidade com o porte de Capão da Canoa.

De acordo com o diretor do departamento de monitoramento do setor elétrico do Ministério de Minas e Energia, Robésio Maciel “existe um pico de demanda no dia, que junta o banho das pessoas que estão chegando em casa do trabalho, a utilização de aparelhos eletrodomésticos e o início da iluminação pública ao mesmo tempo. Com o horário de verão, nós conseguimos evitar essa coincidência, diminuindo o pico de demanda”, por isso a importância da adoção do horário de verão a nível nacional.

Fabiane Paza

Com informações da Agência Brasil.

História e maiores curiosidades sobre o Horário de Verão no site do Ministério de Minas e Energia.

About these ads

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Categorias

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: